sábado, 16 de fevereiro de 2013

Filme protagonizado por Poncho Herrera sobre pederastia é exibido em Berlim


México, DF. – O diretor Luis Urquiza mostrou um pedaço de seu filme Obediencia Perfecta, que aborda a pederastia praticada por membros da Igreja Católica, no Festival de Cinema de Berlim buscando sua internalização.

Via telefone, o realizador disse que falará amplamente de seu trabalho até que finalize sua pós-produção.

Destacou que trabalha contra o tempo, pois deseja estreá-lo no México na Semana Santa.

“Estamos fazendo tudo pra isso acontecer, de dar tempo”, disse. “Se alguém aparece com dinheiro nos comprometemos de chegar na Semana Santa, embora possa não acontecer”.

A obra prima de Urquiza centraliza-se em um menino (interpretado por Sebastián Aguirre) vítima do pederasta sacerdotal quando estudava em uma congregação, e em como o abuso ocorrido lhe afeta quando adulto (encarnado por Alfonso Herrera).

“Não há nada que seja vulgar nem de mau gosto, tudo está filmado de tal forma que só apelamos à consciência do espectador, sua imaginação“.

“Não há cenas explicitas, não tem sexo explícito, tivemos muito cuidado”, informou o ator Juan Manuel Bernal, quem já viu o primeiro corte e quem da vida ao padre Ángel, cuja vida no filme se adapta a de Marcial Maciel, falecido líder de “Los Legionarios de Cristo“, acusado de abusos sexuais.

Assim como Bernal, Urquiza enfatizou que o filme não expõe a vida de Maciel.

“O tema é sobre pederastia clerical, que pode ser Maciel ou qualquer destes padres que andam por aí. Vou deixar o público decidir se é Marcial Maciel“, concluiu.

O protagonista desta produção conta que a história é tão respeitosa com o espectador em se tratando das imagens que é pouco provável que ganhe uma classificação restrita, como “+18″ (Só para Adulto).

O diretor manifestou que sua pretensão é mostrar um trabalho honesto e não gerar polêmica com um tema que é do interesse geral.

“Os conheço muito bem (aos padres). Estudei em um seminário, queria ser sacerdote, não na ordem de Maciel, graças a Deus“.

“Receio com certeza existe, pois é um tema que pode incomodar e pode fazer com que as pessoas te veja como um inimigo da igreja, mas também a igreja do século 21 não é a da Inquisição. Felizmente, seus ameaças são como as chamadas à missa, ninguém mais vai“.

O reconhecido ator mexicana Alfonso Herrera é um dos protagonistas do filme Obediencia perfecta.

.:Créditos: Provincia.com.mx / RBDForever (tradução e adaptação)

0 comentários:

Postar um comentário